Sobre mim
Sempre me senti mais à vontade como ilustrador e não foi à toa que acabei membro da SIB. No entanto, a formação me permitiu entender o desenho, a ilustração, como uma ferramenta ou atributo de algo maior, de um projeto maior. O Desenho, como um meio de planejar, de expor ideias, materializar projetos, antevê-los e executá-los.
Não sou dos ilustradores que poderiam ser chamados de artistas gráficos ou dos chamados “autorais”. Sou um designer que ilustra, como bem afirmou minha querida amiga Danielle: sou um comunicador visual.
Assim, acabei me envolvendo com desafios bem diferentes e com resultados bem distintos. Ainda é comum que me perguntem – Se você faz isso, por que continua fazendo aquilo?
Sou um apaixonado pelo desenho, muito mais pela forma do que pelo ato. Acredito que isto também me deixe desconfortável com o rótulo de artista. Mas a verdade é que tudo aquilo em meu trabalho que se poderia dizer “mais artístico”, acredito ter ficado mais interessante. Tudo aquilo, cujo briefing, me deu mais liberdade.
Bom, para quem me conheceu dentro de uma sala de aula, e já vão aí mais de 30 anos, nada de muito novo. Para os demais, sejam bem-vindos e espero que aproveitem.
Currículo
Bacharelado em Desenho Industrial pela Escola de Belas Artes na Universidade Federal do Rio de Janeiro – 1987;
Licenciatura em Artes pela AVM, Cândido Mendes – 2007;
Ilustrador SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil;
Coordenador de Design da equipe responsável pela apresentação do Projeto da Nova Exposição do Museu Nacional, convênio estabelecido entre o CNPq e o Museu Nacional / UFRJ. Esta equipe desenvolveu um projeto de revitalização para a instituição, considerando a restauração e modernização de seu histórico palácio e da apropriada conservação e exposição de seu acervo. Para isto, foi criado, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, um escritório técnico e científico que contou com uma equipe multidisciplinar de designers, arquitetos, biólogos e antropólogos com coordenação geral do Professor Luiz Fernando Duarte, então Diretor do Museu Nacional – 2000 /2002;
Professor de Desenho, na Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro – 2000, 2004/2005 e 2008/2009;
Supervisor de Estágio e Professor das disciplina de Desenho, Ilustração Científica e Ilustração Editorial, no Curso de Artes Visuais da Faculdade Pestalozzi – 2004/2012;
Professor das disciplinas de Desenho, Projeto de Identidade Visual, Projeto de Embalagens e dos Projetos Integradores, no Curso Técnico de Comunicação Visual, Centro de Formação Profissional de Artes Gráficas SENAI, Rio de Janeiro – 2005/2015;
Professor da disciplina de Percepção Visual e Projeto Gráfico, no curso de Pós‐Graduação em Ilustração e Design da Faculdade Maria Thereza – 2010/2015;
Criador, juntamente com o Anima Mundi, e orientador do Ateliê de Desenho Anima Mundi – 2016/2018.
Criador e orientador do Estúdio Ventura, espaço livre para o desenvolvimento da percepção visual através da prática do desenho, técnicas de ilustração e orientação de projetos – 2018.